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Mulheres de Fibra: a jornada de Socorro na preservação do artesanato marajoara
Avaliação de Maturidade Gerencial para o Terceiro Setor – Fundação Dom Cabral
Duration: desenvolvimento institucional, terceiro setor.
Ferramenta de Autodiagnóstico para o Desenvolvimento Institucional
Duration: terceiro setor.
Guia dos Guias para Captar Recursos – Plataforma Conjunta
Duration: captação de recursos, terceiro setor.
A trajetória de Igor e o poder da oportunidade
No início deste ano letivo, o Instituto Phi destaca histórias inspiradoras sobre como a educação pode transformar realidades. Uma dessas histórias é a de Igor da Silva Lucena, estudante de 20 anos do 5º período de Engenharia Eletrônica na UFRJ.
Igor nasceu na Comunidade da Fallet e Fogueteiro, no Rio de Janeiro, filho de um pai nordestino e uma mãe da Cidade de Deus. Desde cedo, ele e seu irmão foram incentivados pelos pais a se dedicarem aos estudos, mesmo com as dificuldades financeiras. Aos 8 anos, no 3º ano do Ensino Fundamental, ele foi selecionado, na escola municipal onde estudava, para participar de um programa do Instituto Apontar, ONG que prepara jovens de baixa renda com altas habilidades. Igor foi aprovado e, desde então, começou a frequentar as atividades de enriquecimento pedagógico no Apontar, estudando matemática e português mais avançados, além de participar de oficinas criativas.
Esse apoio foi fundamental para sua aprovação em 1º lugar no CAP UERJ, onde entrou com 11 anos, e em 2º lugar no Pedro II. Escolhendo o CAP, ele se aprofundou em áreas como história, sociologia e filosofia, ampliando sua visão de mundo. No Instituto Apontar, Igor continuou a desenvolver suas habilidades, participando de oficinas de oratória, francês e robótica, sendo esta última uma grande paixão. Junto a seus amigos, ele desenvolveu um sensor portátil para medir a potabilidade da água, conquistando o 4º lugar na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e menções honrosas em outros prêmios. Foi nesse momento que decidiu seguir para Engenharia Eletrônica.
No Enem, Igor foi aprovado em 2º lugar na UFRJ. No início, enfrentou dificuldades para acompanhar os estudos. Além disso, a falta de recursos financeiros quase o fez desistir da universidade, mas o Instituto Reditus, com bolsas de estudo para alunos de comunidades, o ajudou a seguir em frente. Igor participou de mentorias que facilitaram sua adaptação ao ambiente universitário e, hoje, percebe-se no mesmo nível de alunos que vieram de escolas privadas renomadas, com orgulho de seu progresso.
Em 2024, Igor tornou-se monitor do Instituto Apontar na Caravana Tecnológica, que leva educação científica e tecnológica a escolas do Rio de Janeiro. Ele atuou em 25 escolas, ajudando a formar novos talentos. Agora, está envolvido no planejamento da Caravana STEAM, um projeto que será lançado em março, com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Igor vê nessa iniciativa a chance de inspirar novos jovens, como foi inspirado ao longo de sua trajetória.
“Meu sonho é terminar a faculdade e ver esses meus alunos da escola pública chegando como calouros na universidade. Eu ficaria muito feliz. Quero mostrar que jovens pobres, favelados e negros podem, sim, sonhar alto e conquistar o que parecia impossível”, finaliza Igor.
Tanto o Instituto Apontar quanto o Instituto Reditus têm projetos apoiados pelo Instituto Phi. E para quem quiser conhecer o projeto do Igor e seus amigos, confira o vídeo: https://virtual.febrace.org.br/2022/ENG/430/.

Trançando o futuro: uma história de transformação e empoderamento
Um depoimento como este merece ser compartilhado! Recebemos no fim de 2024 o vídeo de Rejane Figueiredo, de 48 anos, mãe de um adolescente de 17 anos, que foi aluna do curso de Trancista profissional da ONG Mulheres da Parada, de São Gonçalo, apoiada pelo Instituto Phi.
Ela saiu de um orçamento mensal apertado com trabalho informal – era depiladora e diarista – para sustentar a família com um empreendimento próprio como trancista. Além do conhecimento técnico, o apoio psicológico oferecido pela ONG, o incentivo das professoras ao longo das aulas e o investimento-semente foram fundamentais para dar o start no negócio. Emocionem-se com a gente!
“Vim mostrar a vocês a minha evolução em 2024, depois que cheguei à ONG Mulheres da Parada para a especialização em tranças. Além de diferentes técnicas de trança, aprendemos e apresentamos nosso primeiro ‘pitch’, fizemos fotos profissionais, conhecemos profissionais altamente qualificados nas mentorias, participamos de aulas de letramento racial, visitamos a pequena África, fomos à eventos, nos formamos!
A partir daí, continuei evoluindo nas box braids, conheci a Gleice Pacheco, que acabou se tornando minha sócia no Kinah das Pretas, e em julho veio a surpresa de que eu seria instrutora de pessoas com deficiência visual no CADEVISG – Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo. Foi uma experiência muito desafiadora e eu aprendi muito! Depois disso, conseguimos montar nosso salão, e fui voluntária da Rede Colmeia, rede de empreendedorismo de Itaipuaçu, dando aulas no programa Ela Pode.
Participamos de eventos como o Expo Favela e, no início de dezembro, apresentamos o segundo ‘pitch’, que foi mais profissional, porque pudemos aperfeiçoá-lo com base na nossa experiência. Agradeço a todas as clientes que passaram pelo Kinah das Pretas em 2024! No fim do ano, recebi um grande presente: fui certificada pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para ministrar aulas como instrutora de trança.
A meta de meu primeiro pitch, em maio de 2024, era abrir o salão num espaço físico em julho de 2025. Deus nos abençoou e isso aconteceu dois meses depois, em julho de 2024.
Trançar é empoderamento, autoestima. Quando finalizamos o atendimento e elas se olham no espelho, vemos a diferença para o olhar de quando elas chegaram. É inspirador!”.
A Mulheres da Parada formou 23 alunas no curso de Trancista profissional em 2024 e teve a participação de 391 mulheres nos workshops de Tranças oferecidos pela ONG no ano passado. A trajetória de Rejane é um exemplo claro de como o apoio certo pode transformar vidas e gerar oportunidades!

A jornada de Thalita: da dificuldade de aprendizagem à brilhante confiança com a alfabetização
Crianças precisam de oportunidades para desenvolver habilidades que as ajudem a criar um futuro melhor para si, suas famílias e comunidades. E o primeiro passo é a alfabetização. No Dia Mundial da Alfabetização, 8 de janeiro, celebramos histórias como a de Thalita, uma menina de 9 anos que, com sua inteligência e brilho nos olhos, impressiona a todos ao seu redor. Mas nem sempre foi assim e, para entender o impacto dessa transformação, é preciso voltar alguns anos, até o momento em que Thalita começou sua trajetória no Instituto Amparando, organização social em Nova Iguaçu.
Em 2022, Thalita enfrentava sérias dificuldades escolares. Ela não conseguia se alfabetizar e mostrava um desinteresse evidente pelo aprendizado. Sempre sonolenta, passava as aulas dormindo, isolada e sem motivação. Sua timidez a afastava dos colegas, tornando ainda mais difícil seu envolvimento com a escola.
Preocupados com o futuro da filha, seus pais, moradores de Figueiras, em Nova Iguaçu, buscaram ajuda no Instituto Amparando. A organização oferece educação complementar e reforço escolar, utilizando oficinas lúdicas para estimular o interesse dos alunos. A equipe de pedagogos, psicólogos e assistentes sociais rapidamente identificou os desafios de Thalita e adotou uma abordagem personalizada para ajudá-la a superar as dificuldades.
Com paciência e dedicação, o Instituto Amparando conseguiu despertar em Thalita o gosto pelo aprendizado. As oficinas tornaram o processo educacional mais agradável, ajudando-a a perceber que aprender podia ser divertido. Aos poucos, ela se engajou, conquistando o desenvolvimento necessário para a alfabetização.
Hoje, Thalita é uma jovem confiante, com um desempenho acadêmico surpreendente. Ela não apenas se alfabetizou, mas se destacou tanto que foi incluída no Projeto Amparando para o Futuro, voltado para crianças mais velhas. Essa inclusão foi acertada, pois Thalita não só acompanhou as atividades, mas também se tornou uma referência entre os colegas, com impressionante capacidade argumentativa e autoconfiança.
A história de Thalita é um exemplo claro de como o apoio certo, a paciência e o olhar atento para as necessidades de cada criança podem transformar vidas. O Projeto Amparando na Educação, apoiado pelo Instituto Phi, atende 66 crianças em Nova Iguaçu e garante que todas tenham acesso a uma educação de qualidade, abrindo portas para um futuro promissor.

Elevador social
Há muito tempo, o ‘elevador social’ do Brasil está quebrado. E a pergunta que nos fazemos é: como as inovações sociais e os negócios de impacto podem ajudar a consertar este elevador e mudar o atual cenário de desigualdades?”. Partindo deste princípio, foi lançada a Tese de Impacto pela Mobilidade Global, desenvolvida pela Artemisia Brasil em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen. O estudo aponta caminhos para que as inovações sociais e os negócios de impacto possam contribuir rumo a uma sociedade mais justa e equitativa. Além disso, destaca as principais demandas dos empreendedores de impacto para que suas soluções se fortaleçam e gerem mais impacto.
Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças
A publicação “Metodologia de Fomento a Organizações e Lideranças”, da Fundação Tide Setúbal, compartilha a trajetória da instituição no apoio a projetos sociais e o aprendizado sobre a simplificação do financiamento filantrópico. Baseada em escuta ativa e colaboração com Organizações da Sociedade Civil (OSC), a metodologia proposta visa otimizar processos, reduzir burocracia e fortalecer parcerias de confiança. O material, desenvolvido em parceria com a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, está disponível gratuitamente para ajudar organizações a aprimorarem seus processos de fomento e financiamento, promovendo soluções coletivas e eficazes no setor social.
Livro Mulheres no Terceiro Setor
A fundadora e diretora do Instituto Phi, Luiza Serpa, é coutora do livro “Mulheres no Terceiro Setor” – Edição “Poder de uma história” volume 1, da Série Mulheres, da Editora Leader.
A publicação aborda as histórias, cases, aprendizados e vivências de 18 empreendedoras sociais ao longo de sua carreira, com o objetivo de valorizar a atuação tão importante destas mulheres, catalisadoras de processos importantes no Terceiro Setor.
O prefácio é da atriz e empreendedora social Isabel Fillardis e a idealizadora e coordenadora da Série Mulheres é Andreia Roma, CEO da Editora Leader. No livro, Luiza Serpa conta sobre a sua trajetória, desde que deixou uma carreira ascendente em comunicação corporativa para experimentar o Terceiro Setor. Em 2014, ela fundou o Instituto Phi, que está completando 10 anos, e neste período mais de 3 milhões de pessoas foram beneficiadas pelos projetos socioambientais apoiados pela organização.
A Série Mulheres é um Selo Editorial que registra publicações de mulheres de várias áreas, tanto em livros autorais, como coletivos, abordando cases e metodologias produzidas ao longo dos anos.
“Hoje, posso dizer que eu encontrei o meu papel no mundo: ser ponte. Caminho entre as realidades paralelas da nossa sociedade com a missão de contribuir para que todo cidadão tenha um compromisso com o bem-estar coletivo. Consigo falar com os “não convertidos” – como chamamos no Terceiro Setor pessoas que ainda não doam ou empresas que ainda não criaram seus programas de responsabilidade social – de uma forma acolhedora, sem julgamentos. Eu os convido a experimentarem a filantropia de forma segura. Levamos as oportunidades para viverem essa experiência”, completa Luiza Serpa.
A missão da editora Leader, com este primeiro volume do livro, considerado um projeto visionário e inovador, é apresentar histórias relevantes de mulheres que fazem a diferença no cenário da transformação socioambiental.
O livro custa R$ 79,90 e você pode adquirir em: https://sacola.pagbank.com.br/66f6f5ed-6231-4f43-b720-bc2936031800
WhatsApp contato@institutophi.org.brPuxa Conversa Filantropia
Promover reflexões e diálogos leves e envolventes sobre a importância da doação e seu impacto na sociedade: esse é o objetivo do ‘Puxa Conversa: Filantropia’, um jogo inovador e sem regras lançado pelo Instituto Phi, com a coautoria da fundadora e diretora do Phi, Luiza Serpa, e da advogada Maria Pia Bastos Tigre, pela Editora Matrix.
Com uma proposta simples, os jogadores retiram cartas de um livro-caixinha que instiga conversas sobre filantropia, criando oportunidades para discussões significativas em grupos de amigos, familiares e escolas.
Inicialmente, foram produzidas 3.000 unidades, sendo que o Instituto Phi será responsável por doar 100 unidades para escolas e organizações que atuam com educação, acompanhadas de uma cartilha educativa.
Todo o valor dos direitos autorais das autoras será revertido para o Instituto Phi, fortalecendo sua missão de promover a cultura da doação.
O livro custa R$ 48, caso tenha interesse em adquirir uma unidade, entre em contato conosco!
WhatsApp contato@institutophi.org.brChamada Pública: Soluções Socioambientais para Centros Urbanos
A chamada pública oferece apoio a organizações sem fins lucrativos com o objetivo de aumentar a renda e postos de trabalho nas áreas de reciclagem, economia circular, agricultura e agroecologia urbanas e energias renováveis.
Você faz parte de uma organização que contribui para que a vida nas cidades seja mais sustentável?
A Aliança pela Inclusão Produtiva (AIPÊ) está com inscrições abertas para uma nova chamada pública que busca alavancar soluções sustentáveis e gerar trabalho e renda por meio de incentivo a projetos socioambientais em centros urbanos.
O incentivo aos projetos será realizado de acordo com duas frentes: apoio a negócios coletivos (empreendedorismo) que lidam com produtos e/ou serviços nas áreas de reciclagem, economia circular, agroecologia e agricultura urbana e apoio a soluções focadas no processo de capacitação e formação profissional (empregabilidade) na área de energias renováveis.
Além do aporte financeiro que varia de 400 mil a 800 mil reais, a AIPÊ oferecerá capacitações e formações técnicas. Podem se inscrever na chamada organizações sem fins lucrativos, de todo o território nacional, que trabalhem em um dos temas apoiados pela chamada.
As inscrições estão abertas até 14 de fevereiro de 2025 pelo site aipe.org.br.
=> A AIPÊ é formada pela parceria entre o BNDES, Fundação Arymax, Fundação Tide Setúbal, Instituto HEINEKEN, Instituto Humanize, Instituto Votorantim e Santander. A AIPÊ, nesta chamada, conta também com o apoio da B3 Social e do Instituto Itaúsa.
