Doe
login

Projetos Apoiados Informa PHI

Boletim Phi: Uma organização para acreditar


O crescimento do Terceiro Setor vem levando a uma maior pressão sobre as OSCs por maior transparência em suas práticas. Afinal, a disposição das pessoas em se envolver, isto é, doar tempo e dinheiro, é baseada na confiança. Os doadores em potencial querem e merecem ter informações exatas e completas. Na nova edição do Boletim Phi, provocamos o diálogo sobre o tema, compartilhamos aprendizados e apresentamos resultados de projetos lindos e fundamentais para a transformação social apoiados pelo Instituto Phi. Vem com a gente? Acesse aqui e boa leitura!

Vigência: , , , .

Parcerias entre organizações sociais: confiança faz a roda girar

Carola Matarazzo e Luiza Serpa* (Artigo publicado no jornal Estadão)

O país enfrenta desafios complexos – e, consequentemente, também o terceiro setor – que vão do aumento da população em vulnerabilidade socioeconômica à escassez de recursos. Neste cenário, a formação de parcerias entre organizações sociais vem sendo um caminho crescente.

Várias questões são referenciais para o sucesso do trabalho colaborativo, com destaque para a coesão do grupo e a motivação para participar da aliança. A confiança, vital para a realização de parcerias flexíveis e eficientes, em detrimento de instrumentos de controle, tem sido um dos mais importantes conceitos.

Essa abordagem está diretamente relacionada à busca do setor por produzir mudanças que sejam sistêmicas, estruturantes e transformadoras em um maior nível de escala. Exige abertura e flexibilidade de cada membro da parceria para rever suas práticas e processos e abrir mão do protagonismo. Passa ainda pela necessidade de aumento da eficiência na gestão dos recursos e pela compreensão de que nenhum dos desafios que precisamos enfrentar como sociedade serão resolvidos com a atuação de apenas uma organização. Colaborar é uma ótima oportunidade para exercitar a humildade.

À medida que o relacionamento se desenvolve, amplia-se o nível de compreensão e de confiança. Assim tem sido a parceria entre o Movimento Bem Maior e o Instituto Phi, iniciada em 2019, ainda na primeira edição do Edital de apoio a organizações sociais e coletivos de base comunitária: um relacionamento evolutivo, pontuado por uma série de etapas e trocas negociadas e aprimoradas ao longo do tempo.

O primeiro passo? Construir uma visão comum para, a partir dela, definir uma agenda que inclui o estabelecimento de prioridades, responsabilidades e metas concretas.

Assim, com uma estrutura dinâmica, sem que se tenha um poder central, usufruímos de um rico intercâmbio de aprendizados já validados, incluindo metodologias de trabalho e critérios de análises de resultados. Ampliamos nosso networking e fortalecemos nossa capacidade de ação. Parcerias de confiança produzem transformações realmente capazes de impactar as bases das desigualdades e da injustiça.

Veja os projetos: https://movimentobemmaior.org.br/impacto/

*Carola Matarazzo, diretora executiva do Movimento Bem Maior

*Luiza Serpa, cofundadora e diretora executiva do Instituto Phi

Vigência: , , , .

Apoio para o desenvolvimento das juventudes

Aos jovens, confiamos o amanhã. Então, precisamos olhar para as diversidades e desafios das juventudes. Precisamos investir no desenvolvimento desta geração, a mais afetada no mercado de trabalho pela pandemia de Covid-19. Nesta edição do Boletim Phi, você vai conhecer algumas ações do Instituto Phi que criam diálogos, oportunidades e protagonismo para os jovens. Acesse aqui e boa leitura!

Vigência: , , .

Programa Avenues SP de desenvolvimento de empreendedores sociais

Atenção, OSCs e coletivos de todo o Brasil que desenvolvam soluções no âmbito socioambiental: a escola Avenues São Paulo lançou um edital de seleção para seu programa de desenvolvimento de empreendedores sociais – ACE Fellowship.  O Instituto Phi é o responsável pela seleção dos projetos.

Serão selecionadas cinco iniciativas com o objetivo de fortalecimento institucional para ampliar o impacto social e ambiental nas comunidades em que já atuam. Os empreendedores sociais participarão de um programa personalizado durante 18 meses, com encontros virtuais mensais e mentoria individualizada. Não há previsão de apoio financeiro.

As inscrições foram prorrogadas e vão até 30 de julho de 2021. Leia com atenção o Edital e as Perguntas Frequentes. Se você se enquadra nos pré-requisitos, não perca essa chance! Acesse aqui o formulário para inscrições.

Vigência: , , .

#Somos Phi – Vaga Analista de Comunicação

Rio de Janeiro

Quer fazer parte do nosso time?
Profissionais com formação superior em Comunicação Social e experiência no Terceiro Setor podem se candidatar à vaga de Analista de Comunicação, responsável pelo desenvolvimento e articulação das ações de comunicação institucional do Instituto Phi. 
Lembrando que incentivamos a participação no processo seletivo de pessoas de diferentes gêneros, raças, culturas e religiões e de PCDs. Confira abaixo o perfil completo da vaga:

Analista de Comunicação

É o profissional responsável pela área de comunicação do Instituto Phi, que dará suporte para todas as áreas da instituição e fará interface com agência e produtora de conteúdo.

Atividades:

• Cuidar das redes sociais e relatórios institucionais;

• Publicar conteúdo no site (wordpress), Instagram, Facebook, LinkedIn e informativo;

• Suporte direto para área de relacionamento com doadores

• Elaboração de propostas

• Desenvolver o relatório de atividades da organização;

• Organizar fotos e vídeos referentes aos projetos, eventos e matérias realizadas;

• Desenvolver apresentações em Power Point para demandas de todas as áreas da organização;

• Apoiar no desenvolvimento de eventos da organização;

• Fotografar e/ou filmar eventos;

• Cuidar da papelaria (cartão de visitas, papel timbrado e envelopes) da organização;

• Zelar pela marca da organização e de seus parceiros;

• Apoiar no desenvolvimento do plano estratégico de comunicação da organização;

• Cuidar e atualizar do mailing da organização;

• Desenvolver vídeos sobre as histórias que se apresentam nos monitoramentos dos projetos investidos;

• Organizar os arquivos de comunicação.

Pré-requisitos:

• Ensino Superior Completo (Comunicação ou Marketing);

• Experiência na área do Terceiro Setor (ONG/OSCIP).;

• Identificação com a causa do Instituto Phi;

• Cursos e conhecimentos específicos: Word, Power Point, Excel, Corel Draw ou Ilustrator, Photo Paint, Photoshop, InDesign e Movie Maker; Google Analytics, Google Ads e Facebook Ads, ferramentas de CRM (Mailchimp)

• Diferenciais: ter atuado como voluntário, inglês fluente, boa escrita, conhecimento em relatórios e/ou projetos sociais

Requisitos pessoais

  • Deve ser extremamente ágil
  • Ser proativo e inquieto: disposto a aprender e crescer constantemente
  • Ser fascinado por projetos sociais e terceiro setor
  • Ter senso crítico
  • Deve ser muito organizado
  • Ótima leitura e escrita
  • Bom senso de entrega/produtividade
  • Foco na entrega e na qualidade

Informações Adicionais: O horário de trabalho será de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, atuando em home office nesse momento de pandemia. Ao melhorar o momento pandêmico, a proposta é de retorno ao trabalho presencial no escritório em Ipanema.

Remuneração:  A combinar

Se identificou com o perfil da vaga? Envie seu currículo para  vagas@institutophi.org.br até 15/06/2021, com pretensão salarial. 

Vigência: , , , .

Português do Brasil
English (UK) Português do Brasil
Criado e desenvolvido pela Refinaria Design