Doe
login

FAQ

Geral

1) O que o Instituto Phi faz?

Fazemos a ponte entre doadores e projetos sociais. Para entender melhor, conheça nosso método.

2) O Instituto Phi é uma ONG?

Sim, somos uma organização sem fins lucrativos.

3) Que tipo de apoio é feito?

Todo tipo de apoio, como: reformas, compra de equipamentos, pagamento de funcionários. Depende sempre da necessidade do projeto e interesse do doador. Confira os projetos já apoiados pelo Phi.

4) O Phi apoia projetos no Brasil todo?

Já apoiamos projetos em 25 estados brasileiros e distrito distribuídos pelas cinco regiões do país.

5) O doador paga pelo trabalho do Phi?

Pessoa Física doa para o Phi se quiser. No caso de pessoa jurídica, avaliamos o valor em relação aos projetos apoiados e tipo de acompanhamento que faremos.

6) Como vocês se sustentam?

A nossa receita vem de forma diversificada. Temos doadores institucionais, que doam apenas para o Phi, pessoas físicas que doam para projetos e para o Phi, microdoadores, que fazem doações pelo nosso site, além de prestação de serviço para empresas. Também somos remunerados pelo desenvolvimento de soluções integradas para o Terceiro Setor, como ferramentas para gestão de editais, aconselhamento familiar, gestão financeira e avaliação de projetos.

7) De onde vem o dinheiro dos apoios?

Ele vem diretamente de doadores pessoas físicas e jurídicas.

8) A equipe do Phi é voluntária?

Não. A equipe do Phi é contratada via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

9) O Phi faz editais?

Sim. Oferecemos essa solução para os nossos doadores – o edital pode ser do Phi com recurso de alguma empresa ou o edital da empresa/organização, que será gerenciado pelo Phi.

10) Por que meu projeto não está na lista dos apoiados pelo Phi?

Os projetos que estão no site são aqueles que já receberam apoio financeiro do Phi e não todos os projetos cadastrados para receber tal apoio.

Doadores

1) Quero doar para um projeto, como faço?

O primeiro passo é marcar uma reunião para identificar sua causa, definir o valor que gostaria de doar e, assim, planejamos a sua doação.

2) Posso apoiar o Phi? Como?

Sim. Com recursos financeiros, com networking ou com oferta de espaços para eventos, por exemplo. Entre em contato e vamos marcar uma conversa, todo apoio é bem-vindo.

3) Gostaria de doar para projetos sociais e não sei por onde começar, o Phi pode me ajudar?

Claro. Entre em contato com a gente através do e-mail contato@institutophi.org.br ou pelo telefone (21) 2239-2089 e orientamos como fazer.

4) Como o Phi sabe que uma instituição é confiável?

Fazemos uma avaliação prévia das instituições cadastradas em nosso site e, quando surge interesse de um doador em apoiar uma delas, validamos toda a documentação e fazemos uma visita in loco para conhecer o projeto.

5) Como o Phi sabe se o apoio está valendo a pena?

Antes de começar o apoio, avaliamos as necessidades do projeto conjuntamente, definimos metas e indicadores para acompanhamento. Isso torna a doação segura e transparente. Qualquer alteração no escopo inicial do projeto, o apoio poderá ser interrompido.

6) Minha família quer doar, como o Phi pode nos ajudar?

Podemos realizar um trabalho com famílias na identificação de causas através de encontros, questionários, apresentação de projetos, visitas e, assim, encontrar a causa que motiva a doação familiar.

7) Quero doar, o que o Phi pode me oferecer?

Com a nossa experiência de mais de 1700 projetos apoiados nos últimos 10 anos, podemos oferecer assessoria completa em filantropia, gestão financeira de recursos para projetos sociais, gestão de editais e avaliação de projetos, entre outras soluções que podemos desenvolver de forma customizada, de acordo com a necessidade.

8) As doações são dedutíveis do Imposto de Renda?

Doações via leis de incentivo, sim.

9) Represento uma empresa, podemos fazer doações pelo Phi?

Montamos um planejamento personalizado para cada doador. O recurso de uma empresa pode vir via leis de incentivo, doação direta, renda de algum produto revertida para uma causa ou outra maneira, que poderá ser analisada em conjunto pela empresa e pelo Phi.

10) Como posso me candidatar para trabalhos voluntários?

O Instituto Phi não tem um programa de voluntariado. Recebemos voluntários pontualmente, de acordo com as demandas que surgem. Se tiver interesse em fazer parte do nosso banco, envie um e-mail para contato@institutophi.org.br com suas habilidades e áreas de interesse.  

Também somos parceiros do Atados, uma plataforma online que conecta pessoas que querem fazer trabalho voluntário a ONGs que precisam de apoio em suas atividades em todo o Brasil. A partir da candidatura no Atados, as organizações entrarão em contato para agendar uma conversa e entender de que forma as habilidades do voluntário podem ser úteis para os desafios da ONG.  

Apoiados

1) Quem pode ser apoiado?

Todos os projetos que estejam formalizados com CNPJ.

2) Como faço para ser apoiado pelo Phi?

É necessário, em primeiro lugar, se cadastrar aqui. A partir do preenchimento de um questionário com aproximadamente 59 perguntas, você poderá passar a integrar nosso banco de organizações e poderá ser apresentado para potenciais doadores.

3) Faço parte de um coletivo, podemos ser apoiados pelo Phi?

Não. O Phi atualmente só apoia projetos que estejam formalizados, mas nada impede que um doador abra um edital/chamada para coletivos.

4) Sou um negócio social, posso ser apoiado pelo Phi?

Sim. Não é o foco de atuação do Phi, mas estamos sempre em busca de melhores soluções para resolver problemas sociais.

5) Represento uma empresa, posso receber apoio ou tenho que ser uma ONG?

O Phi apoia organizações sociais, mas também pode apoiar empresas (negócios sociais), ainda que esse não seja nosso principal foco.

6) Me cadastrei no site, já sou parceiro?

Não. Para ser considerado um parceiro, necessariamente você deve receber apoio financeiro do Phi e ter contrato assinado.

7) Me cadastrei no site, quando receberei o apoio?

Não temos como garantir que sua instituição receberá apoio. Nosso cliente é quem define a causa que deseja apoiar, assim como o valor da doação. Por isso, não temos controle sobre se ou quando um projeto será apoiado.

8) Para que os recursos do apoio podem ser usados?

A definição para uso de recursos será definida previamente, na assinatura do contrato, mas podemos apoiar reformas, recursos humanos, compra de equipamentos, por exemplo.

9) Preciso apresentar um projeto novo para ser apoiada?

Caso apareça um doador interessado na sua organização, entraremos em contato para entender a principal necessidade do momento.

10) Preciso ser aprovada em alguma lei de incentivo para receber apoio?

Não. Para doação livres diretas do Phi não é necessário. Caso tenha interesse em fazer parte do portfólio de projetos incentivados, sim.

Criado e desenvolvido pela Refinaria Design. Atualizado pela Sense Design.