Donate
login

Informs PHI

Destaques

Família a gente escolhe, sim, e Mateus escolheu a Amar

Nascido e criado em Piabetá, Rio de Janeiro, Mateus, hoje com 25 anos, foi criado pela avó materna, num lar disfuncional, onde a violência era a forma de comunicação. O menino precisava vender balas no sinal para trazer dinheiro para casa. Não querendo mais viver essa vida, Mateus fugiu para o Centro do Rio e foi morar nas ruas. 

Um dia, quando tinha 12 anos, foi abordado pela equipe da Associação AMAR – organização apoiada pelo Instituto Phi – e levado para a Casa de Acolhida Frei Carmelo Cox. Ele conta que ficou assustado, mas ao mesmo tempo se sentiu acolhido pelo diácono Roberto, pela educadora Márcia e por toda a equipe, como nunca havia se sentido antes.

“Eles me ensinaram a tomar gosto pela escola, a brincar e principalmente a entender a importância de uma família. Fiquei na Casa de Acolhida até os 15 anos, pois tive que ser transferido para o abrigo. Enquanto estava neste abrigo, fui me dedicando aos estudos e comecei a fazer cursos de inglês pela internet, pois sempre tive o sonho de trabalhar no exterior”, conta Mateus.

Ao completar 17 anos, o ex-menino de rua foi reintegrado à casa da avó. Ele não queria voltar, mas o destino quis assim, e Mateus persistiu em busca de seus objetivos. Até que um dia, viu uma proposta de emprego para trabalhar embarcado num navio da empresa MSC Cruzeiros. O principal requisito era saber falar inglês, e ele sabia.

“Fui contratado como auxiliar de cozinha. A partir daí minha vida foi ficando melhor, pois estava criando minha própria independência. Estou há 3 anos na empresa, atualmente como garçom assistente e já visitei diversos países. Sou muito agradecido à Amar, que me ensinou a ser um cidadão de bem e hoje tenho minha família, o Senhor Roberto e a Márcia, que sempre me estenderam a mão quando mais precisei. Alugo uma casa vizinha à AMAR e pretendo um dia conseguir comprar casa por lá, onde vivi os anos mais felizes de minha vida”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

MAIS DO INFORMA PHI

Stories of the month

Um saque que fica para a história

Stories of the month

De menino ‘difícil’ a atleta paralímpico do tênis de mesa

Phi Bulletin

Quem financia os custos operacionais de uma ONG?

Stories of the month

Permanência na universidade garantida pela retribuição de ex-alunos

Our Network

Imprensa e Terceiro Setor – Guia Prático Para Jornalistas

Stories of the month

Família a gente escolhe, sim, e Mateus escolheu a Amar
Created and developed by Refinaria Design. Updated by Sense Design.