Doe
login

Informa PHI

Artigos e entrevistas

Juventudes são potências e precisam ser vistas como tal: conheça o Global Opportunity Youth Network (GOYN)

Temos uma população de jovens-potência que vem sendo “desperdiçada”. Eles possuem capacidade para se desenvolver, mas não conseguem acessar boas oportunidades. Têm sonhos, porém, há pouca escuta ativa para torná-los factíveis frente à dura realidade que enfrentam. É deste princípio que parte o Juventudes Potentes – Global Opportunity Youth Network (GOYN), uma grande aliança para promover a inclusão produtiva de jovens na cidade de São Paulo.

No Brasil, a ação é articulada pela United Way Brasil e apoiada pelo Instituto Coca-Cola Brasil, com gestão do Instituto Phi. O público-alvo do GOYN são os “jovens potência”: jovens de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade econômica, que estão fora da escola ou não conseguem emprego.

As taxas de desemprego para essa faixa, em São Paulo, giram em torno de 35%, quase o dobro quando comparadas com o restante da população da cidade. Além disso, esse jovem encara desafios centrais, como o racismo estrutural, a evasão escolar e a lacuna digital.

O GOYN atua em várias frentes: ampliando competências para as profissões do futuro; alinhando oferta e demanda de empregos, em parceria com uma rede de empresas; conduzindo esforços para a adoção de práticas mais inclusivas para o perfil dos jovens potência e realizando estudos e pesquisas.

No momento, está em andamento o Fundo Territórios Transformadores, em que 17 organizações sociais das Zonas Sul e Leste de São Paulo recebem subsídio financeiro para desenvolverem projetos de formação para as profissões de futuro, além de acesso a conhecimento e a uma rede de conexões.

Outras novidades são a aprovação do GOYN na Câmara dos Vereadores de São Paulo, passando a participar das votações sobre uso de recursos públicos para projetos de juventudes e a realização do primeiro “Feirão de Oportunidades” de 2023 na Zona Sul de São Paulo – ao todo, 15 organizações estiveram presentes oferecendo vagas e cerca de 600 jovens se inscreveram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS DO INFORMA PHI

Artigos e entrevistas

Ressignificando o amor: ‘Decidimos priorizar a doação’, diz casal de doadores

Histórias do mês

Um saque que fica para a história

Histórias do mês

De menino ‘difícil’ a atleta paralímpico do tênis de mesa

Boletim Phi

Quem financia os custos operacionais de uma ONG?

Histórias do mês

Permanência na universidade garantida pela retribuição de ex-alunos

Nossa Rede

Imprensa e Terceiro Setor – Guia Prático Para Jornalistas
Criado e desenvolvido pela Refinaria Design. Atualizado pela Sense Design.