Doe
login

Informa PHI

Histórias do mês

Projeto de educação tecnológica vai para as salas de aula das ‘quebradas’

Em menos de três anos, a Mais1Code transformou a trajetória de mais de 600 jovens das periferias, através de uma metodologia de ensino na área de tecnologia que, além de 100% gratuita, fala a mesma língua que a deles, “de quebrada para a quebrada”. Mas, para os fundadores da edutech, faltava realizar um sonho: oferecer a formação de desenvolvedor web no formato presencial. Pois, no dia 13 de outubro, se formou a primeira turma que cursou o projeto “Reprogramando a Quebrada”, durante seis meses, dentro de uma sala de aula, na comunidade do Jardim Pantanal, em São Paulo, com o apoio do Instituto Phi em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB).

Diogo Bezerra, um dos fundadores da Mais1Code, ao lado de Tauan Matos, explica que o projeto começou com um modelo de aulas exclusivamente online, tendo como parceiras ONGs de cerca de 20 estados que disponibilizam salas de informática para quem quer fazer os cursos. Mas, com o fim da pandemia de Covid-19, veio o desejo de levar alunos e professores para a interação nas salas de aulas, principalmente no Jardim Pantanal, onde Bezerra viveu na juventude:

“A Mais1Code precisava de apoio para atingir essa meta e, graças ao Instituto Phi, hoje conseguimos formar nossa primeira turma presencial, impactando 30 alunos do Jardim Pantanal e redondezas, sendo em sua maioria jovens pretos e pardos”, destaca o cofundador da edutech, que contou também com o apoio do Instituto Alana, onde o curso foi realizado.

Entre estes jovens alunos está uma atendente de telemarketing e estudante de análise de sistemas de 23 anos, moradora do Jardim Helena, mãe de um menino de 7 anos, que ela cria sozinha:

“Como estudante universitária da área de tecnologia no formato de ensino a distância, eu enfrentava muitas dificuldades. Na Mais1Code eu aprendi de uma forma mais descomplicada, prática. Agora, quero migrar para minha área de formação no mercado de trabalho. Pela Mais1Code, já participei de dois processos seletivos, sendo um para estágio e um para uma vaga efetiva. Sei que vou conseguir”, diz, confiante.

Ouça o depoimento

Sobre o Instituto Phi

Conectar pessoas, organizações e informações para promover a cultura da doação. Esta é a missão do Instituto Phi, uma organização sem fins lucrativos que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor.

Em oito anos, mais de R$ 147 milhões foram doados e 1,2 mil projetos sociais apoiados, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS DO INFORMA PHI

Boletim Phi

Quem financia os custos operacionais de uma ONG?

Histórias do mês

Permanência na universidade garantida pela retribuição de ex-alunos

Nossa Rede

Imprensa e Terceiro Setor – Guia Prático Para Jornalistas

Histórias do mês

Família a gente escolhe, sim, e Matheus escolheu a Amar

Livros & Filmes

Via Ápia

Livros & Filmes

Aurora
Criado e desenvolvido pela Refinaria Design. Atualizado pela Sense Design.