Informa PHI
Histórias do mês
O primeiro título de Carlinhos
1 de abril de 2019 Instituto Phi
No Brasil, o tênis não é um esporte acessível: não se encontram quadras de tênis a cada esquina, como se acham campinhos de futebol. Mas, no Rio de Janeiro, o Instituto Futuro Bom usa as quadras de hotéis parceiros para ensinar crianças e adolescentes de famílias de baixa renda a atividade que consagrou o brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga.
Assim começou a história da primeira vitória profissional do jovem atleta Carlos Duarte, de 13 anos. Morador de Rio das Pedras, em julho do ano passado Carlinhos teve a oportunidade, junto com outros nove atletas do Instituto Futuro Bom, de jogar uma etapa nacional do Campeonato Brasileiro de Tênis.
Os alunos do projeto social disputaram o torneio com os melhores jogadores do Brasil. A seleção dos atletas foi baseada nas conquistas dentro e fora das quadras: seguindo o mesmo modelo universitário americano, cada criança foi acompanhada de perto em relação ao seu rendimento escolar e participação nos treinos e cursos do instituto.
Todos tiveram participações de verdadeiros atletas, lutando por cada ponto, demostrando fair play, respeitando os adversários, sabendo perder e aprendendo com os erros.
Mas a grande conquista do torneio veio para Carlinhos, que se sagrou campeão brasileiro de duplas, ao lado de Valter Albuquerque (que é atleta de outra equipe), na categoria 11/12 anos. Carlinhos superou adversários do Brasil inteiro e conquistou seu primeiro título nacional. Os torneios do Grand Slam que o esperem!
- Nome da organização: TÊNIS PARA TODOS
- Valor do apoio: 55.000,56
- O que o Phi apoia: Garantir alimentação para as crianças atendidas pelo projeto
- Nº de pessoas atendidas diretamente pelo apoio: 400 crianças