Doe
login

Organizações apoiadas Todas as Organizações

A trajetória de Igor e o poder da oportunidade

Rio de Janeiro

No início deste ano letivo, o Instituto Phi destaca histórias inspiradoras sobre como a educação pode transformar realidades. Uma dessas histórias é a de Igor da Silva Lucena, estudante de 20 anos do 5º período de Engenharia Eletrônica na UFRJ.

Igor nasceu na Comunidade da Fallet e Fogueteiro, no Rio de Janeiro, filho de um pai nordestino e uma mãe da Cidade de Deus. Desde cedo, ele e seu irmão foram incentivados pelos pais a se dedicarem aos estudos, mesmo com as dificuldades financeiras. Aos 8 anos, no 3º ano do Ensino Fundamental, ele foi selecionado, na escola municipal onde estudava, para participar de um programa do Instituto Apontar, ONG que prepara jovens de baixa renda com altas habilidades. Igor foi aprovado e, desde então, começou a frequentar as atividades de enriquecimento pedagógico no Apontar, estudando matemática e português mais avançados, além de participar de oficinas criativas.

Esse apoio foi fundamental para sua aprovação em 1º lugar no CAP UERJ, onde entrou com 11 anos, e em 2º lugar no Pedro II. Escolhendo o CAP, ele se aprofundou em áreas como história, sociologia e filosofia, ampliando sua visão de mundo. No Instituto Apontar, Igor continuou a desenvolver suas habilidades, participando de oficinas de oratória, francês e robótica, sendo esta última uma grande paixão. Junto a seus amigos, ele desenvolveu um sensor portátil para medir a potabilidade da água, conquistando o 4º lugar na FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) e menções honrosas em outros prêmios. Foi nesse momento que decidiu seguir para Engenharia Eletrônica.

No Enem, Igor foi aprovado em 2º lugar na UFRJ. No início, enfrentou dificuldades para acompanhar os estudos. Além disso, a falta de recursos financeiros quase o fez desistir da universidade, mas o Instituto Reditus, com bolsas de estudo para alunos de comunidades, o ajudou a seguir em frente. Igor participou de mentorias que facilitaram sua adaptação ao ambiente universitário e, hoje, percebe-se no mesmo nível de alunos que vieram de escolas privadas renomadas, com orgulho de seu progresso.

Em 2024, Igor tornou-se monitor do Instituto Apontar na Caravana Tecnológica, que leva educação científica e tecnológica a escolas do Rio de Janeiro. Ele atuou em 25 escolas, ajudando a formar novos talentos. Agora, está envolvido no planejamento da Caravana STEAM, um projeto que será lançado em março, com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Igor vê nessa iniciativa a chance de inspirar novos jovens, como foi inspirado ao longo de sua trajetória.

“Meu sonho é terminar a faculdade e ver esses meus alunos da escola pública chegando como calouros na universidade. Eu ficaria muito feliz. Quero mostrar que jovens pobres, favelados e negros podem, sim, sonhar alto e conquistar o que parecia impossível”, finaliza Igor.

Tanto o Instituto Apontar quanto o Instituto Reditus têm projetos apoiados pelo Instituto Phi. E para quem quiser conhecer o projeto do Igor e seus amigos, confira o vídeo: https://virtual.febrace.org.br/2022/ENG/430/.

Projeto Semeando o Amanha

Rio de Janeiro

Sobre a organização: Fortalecer os vínculos familiares e sociais, promovendo o desenvolvimento sociocultural de pessoas em situação de vulnerabilidade para reduzir desigualdades e melhorar suas condições de vida. Através de projetos como o “Mulheres em Ação”, incentivamos a educação, cidadania e geração de renda, impactando mulheres, crianças e adolescentes da periferia. Com oficinas de capacitação, esporte e cultura, buscamos transformar vidas, fomentar inclusão e criar um futuro mais promissor para a comunidade.

Apoio Phi: Recursos Humanos, Materiais e Equipamentos, Infraestrutura e Transporte e Alimentação.

Vigência: 2024 e 2025.

Visite o site: www.semeandooamanha.org.br

Instituto Sinal do Vale

Rio de Janeiro

Sobre a organização: O Sinal do Vale é uma organização localizada no Rio de Janeiro, dedicada à regeneração socioambiental. Atua como um espaço de aprendizado e impacto, promovendo práticas sustentáveis, restauração de ecossistemas e capacitação de comunidades locais. A ONG desenvolve projetos em parceria com diversas instituições para fomentar a integração entre natureza, cultura e desenvolvimento humano.

Apoio Phi: Recursos Humanos, Materiais e Equipamentos, Infraestrutura e Transporte e Alimentação.

Vigência: 2024 e 2025.

Visite o site: https://pt.sinaldovale.org/

Trançando o futuro: uma história de transformação e empoderamento

Rio de Janeiro

Um depoimento como este merece ser compartilhado! Recebemos no fim de 2024 o vídeo de Rejane Figueiredo, de 48 anos, mãe de um adolescente de 17 anos, que foi aluna do curso de Trancista profissional da ONG Mulheres da Parada, de São Gonçalo, apoiada pelo Instituto Phi.

Ela saiu de um orçamento mensal apertado com trabalho informal – era depiladora e diarista – para sustentar a família com um empreendimento próprio como trancista. Além do conhecimento técnico, o apoio psicológico oferecido pela ONG, o incentivo das professoras ao longo das aulas e o investimento-semente foram fundamentais para dar o start no negócio. Emocionem-se com a gente!

“Vim mostrar a vocês a minha evolução em 2024, depois que cheguei à ONG Mulheres da Parada para a especialização em tranças. Além de diferentes técnicas de trança, aprendemos e apresentamos nosso primeiro ‘pitch’, fizemos fotos profissionais, conhecemos profissionais altamente qualificados nas mentorias, participamos de aulas de letramento racial, visitamos a pequena África, fomos à eventos, nos formamos!

A partir daí, continuei evoluindo nas box braids, conheci a Gleice Pacheco, que acabou se tornando minha sócia no Kinah das Pretas, e em julho veio a surpresa de que eu seria instrutora de pessoas com deficiência visual no CADEVISG – Centro de Apoio ao Deficiente Visual de São Gonçalo. Foi uma experiência muito desafiadora e eu aprendi muito! Depois disso, conseguimos montar nosso salão, e fui voluntária da Rede Colmeia, rede de empreendedorismo de Itaipuaçu, dando aulas no programa Ela Pode.

Participamos de eventos como o Expo Favela e, no início de dezembro, apresentamos o segundo ‘pitch’, que foi mais profissional, porque pudemos aperfeiçoá-lo com base na nossa experiência. Agradeço a todas as clientes que passaram pelo Kinah das Pretas em 2024! No fim do ano, recebi um grande presente: fui certificada pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) para ministrar aulas como instrutora de trança.

A meta de meu primeiro pitch, em maio de 2024, era abrir o salão num espaço físico em julho de 2025. Deus nos abençoou e isso aconteceu dois meses depois, em julho de 2024.

Trançar é empoderamento, autoestima. Quando finalizamos o atendimento e elas se olham no espelho, vemos a diferença para o olhar de quando elas chegaram. É inspirador!”.

A Mulheres da Parada formou 23 alunas no curso de Trancista profissional em 2024 e teve a participação de 391 mulheres nos workshops de Tranças oferecidos pela ONG no ano passado. A trajetória de Rejane é um exemplo claro de como o apoio certo pode transformar vidas e gerar oportunidades!

Associação Favela Compassiva

Rio de Janeiro

Sobre a organização: A organização busca aliviar o sofrimento de pacientes em condições vulneráveis por meio de Cuidados Paliativos, promovendo dignidade e qualidade de vida. Atuam com uma rede de voluntários locais, profissionais de saúde e doadores, integrados às comunidades para oferecer um cuidado compassivo e complementar ao sistema público de saúde.

Apoio Phi: Materiais e equipamentos, e Recursos Humanos

Vigência: 2024 e 2025.

Visite o site: https://www.favelacompassiva.org.br/

Associação Aliança de Misericórdia

Rio de Janeiro

Sobre a organização: A Associação Aliança de Misericórdia trabalha com atendimento de pessoas em condições de risco e/ou vulnerabilidade social, acompanhando seu desenvolvimento desde a primeira infância até a velhice. Com projetos de educação, assistência à família, acolhida, sustentabilidade, profissionalização e reinserção social.

Apoio Phi: Recursos Humanos, Materiais e Equipamentos

Vigência: 2024 e 2025.

Visite o site: https://misericordia.com.br/

Associação Cultural do Quilombo Cafundá Astrogilda

Rio de Janeiro

Sobre a organização: Busca resgatar, preservar e promover, as tradições históricas e culturais dos povos e comunidades afrodescendentes, valorizando todo o conhecimento e ancestralidade da cultura afro brasileira, trazendo a escola e universidades para um dia de aula de campo pelos caminhos e horizontalidade, permitindo a troca de conhecimentos.

Apoio Phi: Infraestrutura, recursos humanos, transporte e alimentação.

Vigência: 2024

Visite o site: https://www.instagram.com/quilombo_cafunda_astrogilda/

Associação Beneficente Jurema Amor nas Mãos para Deficientes e Surdos

Rio de Janeiro

Sobre a organização: A organização oferece atendimento por profissionais da área de saúde, aulas de reforço e complementação escolar, oficinas de artesanatos, dança, esporte e de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Apoio Phi: Materiais, equipamentos, recursos humanos, transporte, alimentação e outros.

Vigência: 2024

Visite o site: https://www.instagram.com/projetojamds/

Coletivo XXIII

Rio de Janeiro

Sobre a organização: O Coletivo XXIII busca fomentar e abrigar nas suas dependências as iniciativas de jovens empreendedores culturais, em formato de coworking com atividades culturais nas áreas de moda sustentável, estúdio áudiovisual, horta comunitária, teatro, biblioteca comunitária, entre outras atividades voltadas para os setores da economia criativa e sustentabilidade.

Apoio Phi: Materiais, equipamentos, recursos humanos e outros

Vigência: 2024

Visite o site: https://www.instagram.com/coletivoxxiii/

Favelivro

Rio de Janeiro

Sobre a organização: O Favelivro é um porjeto cultural que visa tornar acessível a publicos diversos o universo literário, de forma a transformar a leitura numa atividade habitual, inaugurando bibliotecas em favelas e espaços comunitários em vulnerabilidade socioeconômica.

Apoio Phi: Comunicação, infraestrutura, materiais, equipamentos, recursos humanos, transporte e alimentação.

Vigência: 2024

Visite o site: https://www.instagram.com/favelivro/

Instituto Josefinas Produções Sociais e Culturais

Rio de Janeiro

Sobre a organização: O lnstituto As Josefinas – Produções Culturais e Sociais, é um centro de formação empreendedora social para mulheres, jovens e crianças negras e periféricas e espaço cultural de manifestações de cultura popular, atuando com mulheres em torno de pilares de impacto social, identidade, raça, território, auto-cuidado e fomento da cultura afro-brasileira.

Apoio Phi: Materiais, equipamentos, recursos humanos, transporte e alimentação

Vigência: 2024

Visite o site: https://www.instagram.com/asjosefinasinstituto/

Kasa da Marcelina

Rio de Janeiro

Sobre a organização: O Centro de Cultura e Memória Ancestral Kasa da Marcelina abriga um Quilombo literário (Livraria Oju Obá e a Biblioteca Comunitária Beatriz Moreira Costa – Mãe Beata de Iemanjá), onde promove cursos online. A Casa de Caridade Pai Joaquim de Angola, promove apoios espirituais, com rezas e consultas mensais, e apoio material à pessoas em situação de vulnerabilidade, com captação de alimentos, neste momento compondo o projeto ZO sem Fome, doando cestas básicas.

Apoio Phi: Materiais, equipamentos, recursos humanos, transporte, alimentação e outros.

Vigência: 2024

Visite o site: https://www.instagram.com/kasadamarcelina/

Criado e desenvolvido pela Refinaria Design. Atualizado pela Sense Design.