Doe
login

Informa PHI

Histórias do mês

Educação para o filho, crescimento para a mãe

Uma boa creche significa educação de qualidade na primeira infância. Sem esse benefício, crianças podem ficar presas em um ciclo intergeracional de pobreza, do qual é praticamente impossível se libertar. Mas, no caso de Benjamin, de 5 anos, aluno da Creche Santa Clara, a pré-escola também permitiu a educação da mãe, Eduarda Galdino de Queiroz, de 32 anos. Confira o depoimento:

“Sempre gostei de ler e estudar, mas quando meu primeiro filho nasceu, eu estava no início do 3º ano do Ensino Médio e  tive que parar de estudar. Fiquei com a formação incompleta durante anos e trabalhei como como cabelereira e vendedora.

Quando Benjamin nasceu, tive depressão pós-parto. Em 2018, com apoio do meu marido, reuni forças e terminei o Ensino Médio à noite. Quando, em 2019, Benjamin começou na pré-escola, isso significou muito para mim, porque eu sequer conseguia tratar minha depressão, já que tinha que levar o Benjamin junto para todo lugar.

Para minha surpresa, não só Benjamin foi acolhido pela Creche Santa Clara, mas eu também fui acolhida. Lá, recebi atendimento psicológico três vezes por semana, sem custo. Deixava o Benjamin e ia para minha terapia.

Então, fiz o Enem e hoje estou no 6º período da faculdade de Pedagogia, com bolsa do ProUni. Consegui tudo isso porque tenho um lugar em que eu confio que meu filho está sendo tão bem cuidado quanto se estivesse comigo.

Este ano, consegui um estágio na creche na parte da tarde, como mediadora de um aluno com autismo. Mas ainda quero ter outras experiências. Sinto que minha vocação é trabalhar com EJA – Educação de Jovens e Adultos, modalidade na qual concluí meus estudos. Tive um bom ensino e gostaria que todos tivessem essa oportunidade. Os alunos do EJA estão ali depois de trabalhar, cansados, mas eles realmente querem concluir os estudos. Para a maioria, é uma grande vitória”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS DO INFORMA PHI

Artigos e entrevistas

Ressignificando o amor: ‘Decidimos priorizar a doação’, diz casal de doadores

Histórias do mês

Um saque que fica para a história

Histórias do mês

De menino ‘difícil’ a atleta paralímpico do tênis de mesa

Boletim Phi

Quem financia os custos operacionais de uma ONG?

Histórias do mês

Permanência na universidade garantida pela retribuição de ex-alunos

Nossa Rede

Imprensa e Terceiro Setor – Guia Prático Para Jornalistas
Criado e desenvolvido pela Refinaria Design. Atualizado pela Sense Design.