Doe
login

Informa PHI

Histórias do mês

De Chatuba para o Bolshoi

Vinícius Gabriel Pereira, de 11 anos, nascido e criado na comunidade da Chatuba, em Mesquita, na Baixada Fluminense, onde vivia numa casa de chão de terra batida, jamais poderia imaginar que seria protagonista de um documentário internacional. Mas ele será.

Aluno desde os 6 anos do projeto Arte com Visão, do Instituto Mundo Novo, que busca a inclusão através da arte, em outubro de 2018 ele conquistou um lugar na escola do Balé Bolshoi, de Moscou – nos próximos oito anos ele terá aulas na única filial do mundo da famosa academia de balé russa, em Joinville, Santa Catarina.

Vinicius Gabriel, da ONG Mundo Novo, entrou para a escola do Bolshoi/Reprodução TV Globo

Para ser aceito, Vinícius passou por uma peneira que contou com 5.873 candidatos de todo o país. Primeiro, foram realizadas as etapas regionais. Depois, 820 crianças de 22 estados foram selecionadas para enfrentar outras três etapas em Joinville. Após diversas provas, que incluíram desafios de alongamento, ritmo, português e matemática, foram escolhidas 48 crianças, numa relação de 122 crianças por vaga.

O Instituto Mundo Novo atende 150 crianças em projetos de educação infantil e profissionalização em dança. Tudo é bancado com a ajuda de doações. Lá, Vinícius teve contato com teatro, jazz, danças urbanas e balé. Mas foi nesta última que ele mais se desenvolveu.

A mãe de Vinicius, Sandra Elisa Pedro, de 39 anos, criou os filhos com o salário que ganhava como auxiliar de serviços gerais. Enquanto ela trabalhava, as crianças ficavam aos cuidados da avó. E foi a perda da avó que fez Vinicius conhecer a dança.

— Ele tinha 6 anos quando a avó morreu, e sentiu muito essa perda. Começou a ficar rebelde, então decidi inscrever ele no Instituto Mundo Novo. Lá, ele começou a dançar e não parou mais — conta Sandra.

Vinícius vivia na Chatuba com dois irmãos, dois primos e a mãe. Como a família não tinha dinheiro para se manter na cidade catarinense, a Mundo Novo criou uma vaquinha online para financiar o sonho do menino, e eles já estão lá. Vinícius já fez sua primeira apresentação pelo Bolshoi e participa de um documentário internacional. Em breve, o mundo poderá conhecer seu rosto e seu talento.

  • Nome da organização: MUNDO NOVO
  • Valor do apoio: 40.558,83
  • O que o Phi apoia: Institucional
  • Nº de pessoas atendidas diretamente pelo apoio: 100 crianças e adolescentes

MAIS DO INFORMA PHI

Boletim Phi

Quem financia os custos operacionais de uma ONG?

Histórias do mês

Permanência na universidade garantida pela retribuição de ex-alunos

Nossa Rede

Imprensa e Terceiro Setor – Guia Prático Para Jornalistas

Histórias do mês

Família a gente escolhe, sim, e Matheus escolheu a Amar

Livros & Filmes

Via Ápia

Livros & Filmes

Aurora
Criado e desenvolvido pela Refinaria Design. Atualizado pela Sense Design.