Informa PHI
Histórias do mês
Uma história de esperança no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência
3 de dezembro de 2024 Instituto Phi
Hoje, no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebramos a importância do apoio adequado para a superação de todos os tipos de barreiras, sempre ressaltando que o problema não está nas limitações individuais de um ser humano, mas nas limitações da sociedade que não consegue prestar serviços apropriados e incluir todas as pessoas. A história de Ronald, de 29 anos, é um exemplo de como a recuperação e a inclusão podem ser possíveis, quando há o suporte necessário.
Pai solteiro de quatro filhos e auxiliar dentário, Ronald sempre enfrentou e superou desafios ao longo de sua vida, como o uso de drogas e álcool. Seu maior objetivo sempre foi proporcionar o melhor para sua família. Sua vida, no entanto, mudou drasticamente após um AVC hemorrágico.
Ronald enfrentou demora no atendimento, pois o hospital público para o qual foi levado não tinha neurologista, e ele precisou ser transferido. Após a cirurgia, ficou com sequelas graves: não conseguia andar, ficar em pé ou mover o braço esquerdo.
Foi no Instituto Movimento e Vida, onde iniciou a fisioterapia três meses atrás, que Ronald começou a ver os primeiros sinais de recuperação. Hoje, com muito esforço e o apoio dedicado da equipe, ele consegue andar sem assistência, recuperou o movimento do braço esquerdo e passou a realizar tarefas diárias com muito mais autonomia.
Com o tratamento adequado, a qualidade de vida de Ronald está melhorando consideravelmente, assim como sua autoconfiança. Ele não só retomou sua independência, como também reconquistou a autoestima e a alegria de viver. A jornada continua, com a certeza de que nunca se deve desistir de buscar uma vida melhor.
Apoiado pelo Instituto Phi, o Instituto Movimento e Vida oferece tratamento de fisioterapia gratuito para pacientes com sequelas neurológicas, ortopédicas, oncológicas e de síndromes raras, entre outras, moradores do Complexo do Alemão, Complexo da Penha e adjacências, no Rio de Janeiro.