Donate
login

Informs PHI

Articles and interviews

Litro de Luz: iluminação sustentável para comunidades quilombolas

A energia elétrica está presente no cotidiano de milhares de pessoas, seja em casa ou na rua. Ela possibilita desde ações simples, como ligar um aparelho na tomada, até demandas mais complexas realizadas em prol do bem comum, como a iluminação de vias públicas. Mas o acesso à energia não é possível para todos os indivíduos.

Com o objetivo de resolver os principais problemas relacionados à falta de iluminação, o Litro de Luz tem a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis. Para isso, trabalha com uma metodologia própria de Desenvolvimento Social que permite a capacitação de moradores para a instalação, replicação e manutenção de sua tecnologia.

Com o apoio do Phi, três comunidades – Bombas, Nhunguara e Praia Grande – localizadas na região do Vale do Ribeira, no estado de São Paulo, receberam uma ação de iluminação com lampiões solares. Ao todo, foram 11 dias de atividades na região que incluíram a formação de embaixadores, a montagem e a distribuição dos lampiões para as famílias quilombolas.

A partir da iluminação sustentável, feita de materiais simples como cano PVC e garrafa PET, algumas tarefas, antes realizadas pelos moradores somente durante o dia, podem ser feitas em qualquer horário. “Agora consigo lavar minhas panelas à noite, já ajuda muito com o trabalho do dia”, disse Vera, moradora do quilombo de Bombas. Para Camilo, do quilombo de Praia Grande, hoje é mais tranquilo andar de barco à noite, principalmente quando o rio está baixo.

Mais de 200 pessoas foram impactadas diretamente pela ação e os resultados são surpreendentes. “Ajudou muito mesmo, porque antes a gente gastava muito com querosene, agora com o lampião do Litro de Luz não gastamos mais e posso usar esse dinheiro para alimentar meus filhos”, disse Edilaine, moradora do quilombo de Bombas.

Equipe do Litro de Luz junto com a comunidade quilombola no Vale do Ribeira, no estado de São Paulo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

MAIS DO INFORMA PHI

Our Network

Investimento social corporativo brasileiro

Articles and interviews

Apoio Phi para a formalização: luta pela visibilidade dos catadores de caranguejo ganha força

Stories of the month

Uma reviravolta na vida de Rebeka

Opportunities

Desafio Fundo Catalisador 2030

Livros & Filmes

Torto Arado

Our Network

Como as ONGs podem apoiar as empresas nas metas ESG
English (UK)
Created and developed by Refinaria DesignUpdated by Sense Design.