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Fundos Patrimoniais Filantrópicos: sustentabilidade para causas e organizações
Educação para o filho, crescimento para a mãe
Uma boa creche significa educação de qualidade na primeira infância. Sem esse benefício, crianças podem ficar presas em um ciclo intergeracional de pobreza, do qual é praticamente impossível se libertar. Mas, no caso de Benjamin, de 5 anos, aluno da Creche Santa Clara, a pré-escola também permitiu a educação da mãe, Eduarda Galdino de Queiroz, de 32 anos. Confira o depoimento:
“Sempre gostei de ler e estudar, mas quando meu primeiro filho nasceu, eu estava no início do 3º ano do Ensino Médio e tive que parar de estudar. Fiquei com a formação incompleta durante anos e trabalhei como como cabelereira e vendedora.
Quando Benjamin nasceu, tive depressão pós-parto. Em 2018, com apoio do meu marido, reuni forças e terminei o Ensino Médio à noite. Quando, em 2019, Benjamin começou na pré-escola, isso significou muito para mim, porque eu sequer conseguia tratar minha depressão, já que tinha que levar o Benjamin junto para todo lugar.
Para minha surpresa, não só Benjamin foi acolhido pela Creche Santa Clara, mas eu também fui acolhida. Lá, recebi atendimento psicológico três vezes por semana, sem custo. Deixava o Benjamin e ia para minha terapia.
Então, fiz o Enem e hoje estou no 6º período da faculdade de Pedagogia, com bolsa do ProUni. Consegui tudo isso porque tenho um lugar em que eu confio que meu filho está sendo tão bem cuidado quanto se estivesse comigo.
Este ano, consegui um estágio na creche na parte da tarde, como mediadora de um aluno com autismo. Mas ainda quero ter outras experiências. Sinto que minha vocação é trabalhar com EJA – Educação de Jovens e Adultos, modalidade na qual concluí meus estudos. Tive um bom ensino e gostaria que todos tivessem essa oportunidade. Os alunos do EJA estão ali depois de trabalhar, cansados, mas eles realmente querem concluir os estudos. Para a maioria, é uma grande vitória”.
Duration: education, primeira infância.
Boletim Phi: Investir no ensino, transformar o mundo
Dentre os 163 projetos apoiados em todo o ano de 2021 pelo Instituto Phi, 27,68%, representando a maioria, são da área de educação. Dentre tantas causas, é a que mais move os doadores, afinal, se não investirmos em educação agora, o custo será muito maior para as próximas gerações. Neste Boletim Phi, discutimos os desafios da educação em 2022 e apresentamos questões importantes nas quais o Terceiro Setor vem atuando, como a atenção à Primeira Infância, o desenvolvimento do potencial de alunos pobres com altas habilidades e o acesso ao ensino técnico diante de uma economia combalida. Acesse aqui e vem para o debate!
Vídeo-manifesto Instituto Phi
Como você quer mudar o mundo? Essa é a pergunta que norteia o vídeo-manifesto sobre a nossa missão e mostra como atuamos e de que forma contribuímos com o desenvolvimento da filantropia no Brasil.
Em quase dois minutos, é possível refletir sobre o papel de cada indivíduo e empresa na construção de um mundo mais justo e menos desigual. Além disso, você pode conhecer alguns projetos que já apoiamos. Assista ao vídeo aqui.
Monitor das Doações
A nova versão do Monitor das Doações tem o objetivo de acompanhar o tamanho da generosidade no Brasil e de reunir dados que poderão ser utilizados para pesquisas e estudos sobre doações no país. As informações são atualizadas diariamente e contabilizam doações superiores a R$ 3 mil. Através da plataforma os doadores podem informar diretamente suas contribuições filantrópicas.
O Monitor das Doações é realizado pela ABCR com apoio do GIFE, em parceria com o Movimento por uma Cultura de Doação, Instituto Mol, Movimento Bem Maior, Morro do Conselho e Fundação José Luiz Egydio Setúbal.
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